quarta-feira, 6 de março de 2019

Minha primeira participação em feira.

Uma meta, participar do Festival Algodão Doce. Uma grande Feira aqui em Florianópolis SC.
Um sonho realizado em 2018.
Parcelei o valor do stand, que foi o mais em conta, Espaço artesão, (que não era tão em conta assim) onde não poderia vender moldes e projetos, somente peças prontas. 
A preparação foi antecipada em cima de uma lista de coisas a comprar e peças a produzir.
Comprei arara, comprei um expositor, já tinha mesa dobrável, já tinha caixotes, mandei fazer banner, comprei embalagens, já tinha cartões, comprei maquininha de cartão, ganhei um organizador de ferro, comprei um de plástico, paguei uma ajudante para os quatro dias, frete para levar e trazer as coisas. Fora miudezas como plaquinhas, tecido para cobrir mesa, tnt para fechar o stand...Fiz nota fiscal, contrato de trabalho, enfim, tudo conforme orientação da feira. Queria que corresse tudo bem.

Um dia antes, minha mãe foi comigo e me ajudou a montar o stand.

No primeiro dia de feira, foi parado.
Nos dias seguintes, teve mais movimento, excursões de cidades do interior, destas, a maioria queria moldes e projetos das minhas peças. Elogiavam o acabamento, o capricho, a qualidade de material, mas pouco queriam comprar, o que vendia, era mesmo para tirar o molde. E no último dia, peças para presentear.
Fiquei frustrada porque era bom mas não vendia. 
Então trago umas dicas para  você que pensa em expor também.
Tenha muitas peças, muitas mesmo!
Eu organizei meu espaço deixando tudo de modo que ficasse visível, mas não, deveria ter muito mais peças, as pessoas gostam de mexer.
Se você é quieta como eu, aconselho levar alguém com desenvoltura para lhe ajudar. No meu caso, eu e minha ajudante éramos quietas, foi um problemão!
Eu reparei as mais experientes, e na hora pensei: Porque não sou assim. Elas traziam as pessoas com abraços e beijos, tiravam fotos, emfim, até eu iria parar naquele stand. (Pra mim, esse foi o grande diferencial de não ter vendido como gostaria)
Outro detalhe que fiquei frustrada na feira quando dei uma voltinha por lá. Um apresentador conhecido que todas querem fazer uma selfie com ele, passava entre os stands mais conhecidos, e fazia ali um "agito", trazendo assim muitas pessoas consigo. E no fundo do pavilhão, onde estava o espaço artesão, não lembro de te-lo visto passar um dia sequer. Sua influência poderia ter colaborado conosco também.
Enfim, alguns pontos que me serviram de experiência, visto com calma um tempo depois, não culpo ninguém além de mim por não ter vendido como gostaria. Foi primordial participar e conhecer minhas próprias limitações. Enxerguei meus pontos fortes e fracos, e agora talvez, estarei mais preparada para uma nova participação em feiras. Conhecer a feira, o gosto do público, também me fez ver que poderia ter explorado mais o lado de "professora", uma vez que não poderia vender moldes ali, poderia ter caprichado na divulgação do canal de pap no youtube.
Bom, hoje certamente, faria muita coisa diferente, mas o que vale é a experiência, eu precisava saber como é estar do outro lado. Agora sei rsrs..
Entre erros e acertos, o importante é você contar com o apoio daqueles que o amam. independente do resultado, vai olhar pra você e te encorajar a seguir em frente. Meu esposo e minha mãe foram fundamentais nesse momento. 

Então posso deixar pra você as seguintes dicas:


_ Escolha a feira: Primeiro visite, conheça o espaço, o público, os segmentos.


_ Planejamento financeiro antecipado:

 Informe-se de valores, contrato, condições. Vá pagando com antecedência, lembre-se você vai ter gastos extras.

_Confira tudo que você já tem, compre o necessário. (Reutilize caixotes por exemplo)


_Tenha maquininha de cartão - Maioria das vendas foi no cartão


_ Invista em panfletos, cartões, banner, você vai precisar de embalagens rápidas.


_ Escolha um tema para decorar seu stand, capriche, Ele tem que se destacar! Esteja apresentável, seja receptiva.


_ Tenha peças baratas e em várias cores, muitas peças!


_ Faça parceria com alguma amiga artesã, talvez dividir o custo do espaço e somar o número de peças, seja uma boa solução.



Bom, espero que minha experiência possa lhe ajudar de alguma forma. Esse ano certamente visitarei a feira com um olhar diferente para quem está lá trabalhando.. Olharei nos olhos e não só para o produto, responderei ao "olá", sem passar direto, situações que passei e me incomodavam.



Abaixo algumas fotos:














Bom, algumas das peças que levei:

Panos de prato
Almofada pescoço
Fralda
Toalha bordada
Bolsa
Babador
Capa caderneta
Kit higiene
Clutch
Necessaire
Peso de porta


As peças mais vendidas foram casa/cozinha - as outras, as pessoas queriam em outra cor, outra estampa...


Espero seu comentário dizendo o que achou, se já participou de alguma feira ou tem vontade de participar...


Ah.. Eu quero entrar para a Feira da Freguesia, aqui em São José SC, mas tem uma fila de espera de 6 meses.. então por enquanto, minhas vendas são online.




Então é isso, até o próximo post, Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sempre que puder, volte me fazer uma visita, ficarei muito feliz!