quinta-feira, 7 de março de 2019

Você é presa aos seus medos?

Hoje gostaria de falar com vocês sobre medo. Não aquele de barata, de sapo ou de morrer...

A palavra talvez devesse ser Procrastinação - Palavra muito usada em 2018 pelos coaches. (E como tem coach você já viu?) Mas não vem ao caso.


Vou falar um pouco das minhas experiências e frustrações.


Desde que decidi fazer do artesanato a minha profissão lá em 2013, me dediquei a aprender sobre gestão e empreendedorismo bem antes das dicas que temos hoje por aí, era só o Sebrae e um ou outro replicando as dicas deles. 

Fiz vários cursos online e me ajudaram bastante.
Sempre ouvi meu esposo dizer, daqui uns 5 anos teu negócio vai alavancar, não te preocupa.
Pois bem, estamos em 2019 e ainda não alavanquei nada rsrs, tenho meu ateliê, meus clientes, meu estoque, mas não cheguei onde quero e por quê ? Culpo unicamente o medo que me segura e me tira do foco e se faz barreira diante de mim.
Medo de investir, medo de arriscar, medo de quebrar a cara... Medo de fazer um empréstimo, medo de alugar uma sala, medo de comprar uma máquina e não conseguir pagar.. aff.. você contou quantos medos?
Me diga que não sou a única... 
Acho que não nasceu a empreendedora ainda, estagnei na artesã e estou nesse patamar. 
Tenho consciência que só eu, tão somente eu, poderei fazer por mim e por meu sonho. Tenho que aprender a dizer não (como é difícil pra mim) tenho que por em prática, tudo que já aprendi. E olha que hoje, você acaba ficando confusa de tanta informação e vídeos e dicas disponíveis na internet, de como ser um empreendedor, de como vender mais, de como ter sucesso, etc...
Bom, não vim aqui dividir uma fraqueza para nos abraçarmos e lamentarmos, não.. me recuso sentar a mesa, pedir a cerveja e reclamar. 
Mas com uma tacinha de vinho na mão, vou compartilhar com você os primeiros passos para transformar seu hobby em um negócio. Isso aprendi em 2013 com o Sebrae.

_Escolha o nome do seu negócio

_Crie uma logo/ crie etiquetas com sua logo
_ Faça cartões de visita e espalhe pelo bairro/comércios
_Crie uma fan page e outras redes sociais para negócios
_ Crie uma loja virtual
_ Capriche nas fotos, a primeira impressão é que fica!
_ Nunca use fotos de outros trabalhos 
_Tente não misturar fotos pessoais com fotos do seu trabalho

_ Primeiro: Delimite seu local de trabalho.
 (costurar em casa dividindo espaços com a família não dá)
Tenho o ateliê na edícula (mas já foi no quarto da minha filha)

_ Tenha horário de trabalho, como uma empresa

(Tente não levar serviço para casa) (Já fiz isso e gerou conflito)

_Tenha uma agenda com tarefas e tente cumprir

(Faz diferença viu!)

_ Use uniforme, ou se arrume como se fosse trabalhar fora

(Eu fiz camisas bordadas com minha logo)


Essas são algumas dicas para iniciar seu negócio, dicas que aprendi e apliquei no ateliê, e deram resultado, foi assim que fiz minha clientela e me destaquei como artesã, até aqui.

Agora, preciso de fato, tirar o MEDO da minha vida de empreendedora para arriscar e para crescer. 


Em outro post vamos falar um pouquinho sobre precificação. Afinal, temos que lucrar com nosso trabalho, e não pagar para trabalhar.


Espero que gostem, deixem opiniões de como me livrar do medo rsrs..

Beijo e até mais!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sempre que puder, volte me fazer uma visita, ficarei muito feliz!